Quem fez essa pergunta provavelmente já entende a relevância do universo digital. A venda de produtos e serviços online é cada vez mais valorizada, proporcionando grandes oportunidades para novos empreendedores. Segundo a pesquisa E-Commerce Trends 2024, da Octadesk + Opinion Box, pelo menos 61% dos brasileiros fazem mais compras pela internet do que em lojas físicas, com 85% dos consumidores realizando pelo menos uma compra online por mês.
A pesquisa revelou três fatos interessantes: 73% dos consumidores consideram os descontos a parte mais atrativa de comprar online; 69% se encantam com promoções exclusivas online; e 72% valorizam a praticidade de comprar de qualquer lugar do mundo, a partir de um dispositivo com acesso à internet.
São números expressivos e empolgantes. Não seria surpresa se você dissesse que essas também são algumas das razões para desejar conquistar seu espaço neste mercado em 2024.
Destaques do Mercado Digital em 2024
Mesmo que você não esteja começando do zero, é preciso entender melhor seu ponto de partida como empreendedor digital. Confira as melhores dicas a seguir!
Foco nas tendências
Atualmente, falamos muito sobre a personalização avançada da marca em diferentes canais, aproveitando dados de CRM para entregar conteúdo que conversa diretamente com sua base de leads. Recursos de inclusão, como assistente de voz e textos alternativos, abrangem novos públicos e tornam a comunicação mais eficaz.
Acompanhar as tendências digitais é vital para compreender as mudanças no comportamento do consumidor e as novas tecnologias, permitindo direcionar estratégias de forma eficaz. Isso não apenas mantém sua marca relevante, mas também abre portas para inovações que podem impulsionar o engajamento e a conversão.
Comportamento do consumidor
A melhor forma de evitar frustração nos negócios é conhecendo o perfil do seu cliente. Quanto mais detalhes sobre seus visitantes, maiores as possibilidades de personalização da experiência digital.
Ao estudar o comportamento do consumidor, entendemos também como ele toma decisões, refletindo em novas táticas para vender em cada etapa do funil de vendas.
Teste de canais
Apesar do WhatsApp, Youtube e Instagram serem as redes mais usadas no Brasil em 2023, segundo a pesquisa We Are Social e Meltwater, o comportamento dos usuários não é o mesmo em todos os canais, assim como o algoritmo responde de formas diferentes.
É importante diversificar os canais para entender como seus seguidores se comportam em cada rede social. Enquanto fotos e textos funcionam melhor em um canal, vídeos e legendas curtas se adequam melhor ao outro. Assim, ao executar a próxima campanha, considere personalizar a estratégia e melhorar sua conexão com os usuários.
Anúncios e análise de dados
Publicidade paga, como Google Ads e anúncios no Facebook, continua sendo uma ferramenta eficaz para alcançar um público específico rapidamente.
O que poucos se atentam é que existe muito valor em dados obtidos por meio de anúncios e landing pages. Eles podem ajudar a compreender melhor o perfil do consumidor, além de alimentar novas campanhas e estratégias, favorecendo o seu relacionamento com os usuários e gerando novas conversões.
Design e experiência do usuário
Um site bem projetado com uma excelente experiência do usuário pode significativamente aumentar as taxas de conversão. Os principais especialistas da área concordam que a personalização da experiência é o melhor caminho para fortalecer a identidade de uma marca, gerando confiança e fidelidade.
A personalização não se limita apenas à estética, mas também à funcionalidade. Seu site deve atender às necessidades do seu público-alvo, entregando uma navegação intuitiva e fluída, além de permitir a implementação de estratégias de marketing mais direcionadas, oferecendo promoções e recomendações personalizadas, se diferenciando em um mercado competitivo.
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