O marketing de mídia social está se tornando rapidamente um meio poderoso para o seu negócio alcançar clientes em potencial. Seus clientes já estão interagindo com as marcas por meio das mídias sociais e, se você ainda não está se comunicando com seus clientes por meio de plataformas sociais como Facebook e Instagram, está perdendo!
O marketing de mídia social eficaz pode trazer um sucesso notável ao seu negócio e tem provado criar defensores leais da marca e impulsionar vendas e leads.
O que é mídia social?
Então, primeiro, precisamos entender quais são os sites de mídia social. A mídia social é um termo abrangente para sites que fornecem ações sociais profundamente diferentes. Por exemplo, o Instagram é um site que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos curtos com outras pessoas. Em contraste com isso, o Facebook é uma plataforma de rede social completa que permite aos usuários compartilhar atualizações, fotos, convites para eventos e uma variedade de outras atividades.
O que é marketing de mídia social?
O que é marketing de mídia social? Bem, o marketing de mídia social é uma forma de marketing on-line que envolve a criação e o conteúdo em plataformas de mídia social para atingir seus objetivos de marca e marketing. O marketing de mídia social inclui atividades como postar atualizações de imagens e textos, vídeos e outras formas de conteúdo que aumentam o engajamento do público, bem como anúncios pagos de mídia social. Abaixo, listamos alguns aspectos do marketing de mídia social que podem ajudar você a melhorar a presença social de sua empresa.
Essas dicas ajudarão você no desenvolvimento de seu próprio plano de marketing de mídia social.
Comece com um plano
Antes de começar sua campanha, reserve um momento para considerar suas metas de negócios. Isso ajudará você a elaborar um plano que esteja ajudando a alcançar resultados de longo prazo. Se você começar sua campanha sem uma estratégia de mídia social em mente, é como passear por uma cidade estrangeira sem um mapa. Você pode se divertir, mas provavelmente se perderá.
Aqui estão algumas perguntas a serem feitas ao definir suas metas de marketing de mídia social:
- O que você espera conseguir usando o marketing de mídia social?
- Quem é seu público alvo?
- Quais plataformas o seu público-alvo usa?
- Qual mensagem você deseja enviar ao seu público?
Seu tipo de negócio deve informar e direcionar sua estratégia de marketing nas mídias sociais.
Por exemplo, um negócio de comércio eletrônico é considerado altamente visual e pode ganhar uma forte presença on-line usando sites como o Instagram. No entanto, uma empresa de marketing pode achar um site como o Facebook mais eficaz.
Como as mídias sociais podem ajudar você a atingir as metas de negócios?
Usar as mídias sociais para ajudar no marketing pode ajudá-lo a alcançar muitos objetivos de negócios, como:
- Aumento no tráfego do website
- Construindo conversas com clientes
- Sensibilizando a marca
- Criando e expandindo a identidade da marca e a associação positiva da marca
- Melhore a comunicação com seu público-alvo
Lembre-se, quanto maior e mais engajado for o seu público on-line, mais fácil será para você atingir todos os outros objetivos de marketing da sua lista.
Melhores dicas de marketing de mídia social
Se você acha que já é hora de sua empresa começar a fazer marketing nas mídias sociais, listamos algumas dicas para ajudar você a superar suas metas de marketing.
• Planejamento de Conteúdo - Como mencionado anteriormente, a construção de um plano de marketing de mídia social é vital. Considere pesquisar palavras-chave e pesquisas competitivas para ajudá-lo a criar ideias de conteúdo que agreguem o seu público-alvo.
O que outras pessoas no mesmo campo estão fazendo para impulsionar o engajamento da mídia social?
• Conteúdo Social de Boa Qualidade - Junto com outras áreas de marketing on-line, o conteúdo permanece supremo no marketing de mídia social. Certificando-se de que você está postando regularmente e está oferecendo ao seu público conselhos e informações verdadeiramente valiosas. O conteúdo que você compartilha pode incluir vídeos, imagens, guias e infográficos.
• Uma imagem de marca consistente - A mídia social permite que sua empresa projete a imagem da sua marca em várias plataformas on-line diferentes. Embora cada plataforma tenha seu ambiente e voz exclusivos, a identidade da sua empresa deve permanecer consistente.
• Mídia social para promoção de conteúdo - Essa é uma maneira perfeita de compartilhar suas postagens com leitores e, depois de criar seguidores fiéis, você descobrirá que seu novo conteúdo obtém visualizações imediatamente.
• Links de compartilhamento - Essa é uma ótima maneira de vincular a artigos externos, o que, por sua vez, pode resultar em links externos voltando ao seu site. Também melhora a confiança e a confiabilidade do seu site.
• Acompanhe os seus concorrentes - Já ouviu o ditado manter seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos? O mesmo se aplica aos seus concorrentes. Eles podem fornecer dados sobre dados, pesquisa de palavras-chave e outras informações on-line.
Serviços de marketing do Facebook
Inovação e Facebook são inseparáveis, graças ao próprio Zuckerberg. Quando as marcas se deparam com o desafio de conquistar seu público e engajá-las em atividades que podem ser inovadas todos os dias, você se levanta para a ocasião. Com diversas maneiras de agir e interagir com o público, a Ellos Design e seus colaboradores são profissionais quando se trata de marketing no Facebook.
Ao longo dos anos, o Facebook mudou a si mesmo, acolhendo as próprias marcas para se adaptar às inovações com firmeza.
Com o marketing social no Facebook, você consegue:
- Um conjunto segmentado de público-alvo que adquiriu interesse em seu negócio;
- Desenhar o público para a página compartilhando conteúdo exclusivo;
- Limpar a marca corporativa para gravar marcas em campanhas e postagens;
- Envolvendo público-alvo adquirido com mais de 50 formas de conteúdo, concursos e campanhas;
- Gestão de reputação online de marcas, contendo boca a boca negativa de se espalhar nas plataformas;
- Campanhas que lideram o tráfego para o site com anúncios no Facebook (linha do tempo e anúncios de carimbo) e anúncios de redirecionamento;
- Manter o relacionamento com o público que pode abordar a plataforma com uma consulta a qualquer momento; colmatar o fosso entre a comunicação offline.
Serviços de marketing do Instagram
Ainda outra plataforma de compartilhamento de fotos divertida que pode ser facilmente aproveitada por pequenas e médias empresas e empresas de varejo para se comunicar com seus clientes existentes e, por outro lado, compartilhando imagens que incitam uma marca pessoal de seu negócio!
Através do Instagram você consegue:
- Criar postagens apropriadas que se tornem virais;
- Seguir o público relevante e as marcas;
- Ouvir, gostar e conversar com o público para interagir;
- Criar ideias de campanhas criativas para convidar participantes ativos;
- Atualizar a imagem da marca no canal.
Se você busca conhecimentos sobre como maximizar suas plataformas de mídia social para o marketing empresarial, não hesite em ligar para a Ellos Design hoje mesmo! Podemos ajudá-lo na direção certa para que você tire o máximo proveito da presença on-line de sua marca nas redes sociais.
Agora que você sabe como o marketing digital funciona e por que uma estratégia de marketing integrada é essencial para o seu negócio, é hora de começar a planejar sua próxima campanha de marketing digital.
Você tem muitas táticas diferentes à sua disposição para ajudá-lo a criar campanhas de marketing integradas eficazes que geram resultados reais. Não tem certeza do que fazer a seguir? Nós adoraríamos ajudar. Nossa equipe de especialistas em marketing digital conhece os detalhes de como o marketing digital funciona e onde cada tática se encaixa no desenvolvimento de campanhas de marketing.
Criamos e implementamos uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é ajudar sua empresa a alcançar leads mais qualificados e impulsionar as conversões ao longo do tempo.
Entre em contato agora para descobrir como nossa equipe pode ajudar você a levar o marketing digital de sua empresa ao próximo nível.
Autor: Bruno Faria