Independente do seu segmento, se você já possui um negócio, certamente está pensando em formas de aumentar o volume de vendas de produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. E é claro, esse é um objetivo válido também para a sua própria loja virtual.
Assim como uma loja física depende de clientes entrando dentro do estabelecimento, os E-commerces também dependem do tráfego de visitantes. Mas você sabe qual a definição de tráfego dentro das lojas virtuais? Entenda como funciona e qual o custo-benefício que ele pode oferecer. Tudo pronto? Então vamos lá!
O que é Tráfego dentro dos Sites?
Primeiro, é importante não confundir o “tráfico” com o “tráfego”. Enquanto o primeiro está ligado a comércios - sejam lícitos ou não -, o tráfego está relacionado à atividade de circulação, seja de transporte ou pessoas.
Mas por qual motivo o tráfego é tão importante para uma página? A resposta é simples: quanto mais alto o número de visitantes, maior é o reconhecimento que a marca e o site recebem. E quanto mais pessoas visitam e conhecem o seu site, maior é a chance de conversão e vendas.
O que é um Tráfego Orgânico?
O tráfego orgânico é aquele que não possui nenhum custo direto para ter visitas em sua página.
No geral, ao procurar por determinados assuntos em buscadores, como o Google ou o Bing, tendemos a clicar em links de conteúdos localizados na primeira página, pois costumam ser os mais relevantes para a nossa pesquisa. É estimado que 71% dos cliques em mecanismos de buscas sejam retidos logo na primeira página, que contém separação entre links pagos (prioritários) no topo da página, e conteúdo orgânico, de acordo com a relevância da página. Por consequência, quanto maior o valor do conteúdo para o público, menor é a necessidade de altos investimentos em tráfego pago, que vamos explicar melhor a seguir.
E se engana quem pensa que o tráfego de clientes é importante apenas para sites e blogs, pois o engajamento nas redes sociais também é muito importante. O tráfego orgânico é um dos principais objetivos de uma estratégia de Inbound Marketing.
O que é um Tráfego Pago?
Como o próprio nome indica, o tráfego pago é a forma do consumidor encontrar a sua marca em buscadores a partir de um conteúdo patrocinado, impulsionado por um pagamento. Nessa estratégia, cria-se anúncios com palavras-chaves relacionadas ao conteúdo e, somente quando houver cliques no link, é feito o pagamento.
O tráfego pago também pode ser feito nas redes sociais, como o Facebook ou Instagram. No entanto, para esse tipo de mídia, é exigido maior segmentação do público a partir de seus fatores sociais, pessoais e geográficos. É possível definir traços de perfil, como gênero, idade, profissão e interesses. O impulsionamento de anúncios em redes sociais ocorre tanto nos posts convencionais, quanto em histórias, utilizando ferramentas como o Facebook Ads.
Tráfego pago ou Tráfego orgânico: qual é o melhor?
A principal vantagem de um conteúdo focado em obter tráfego está na visibilidade e reconhecimento da marca. No entanto, é importante considerar que as estratégias não devem ser trabalhadas isoladamente, mas como complementares entre si.
Enquanto o Tráfego Orgânico deve ser trabalhado a longo prazo, o Tráfego Pago conta com um senso de urgência. No entanto, no segundo caso, se não houver fundos de investimento para dar continuidade a campanha, ela é pausada imediatamente, enquanto o tráfego orgânico segue independente da verba disponível.
Para maior assertividade do tráfego pago, é necessário ter objetivos claros, conhecimento do público-alvo e conhecimento das plataformas para impulsionar a campanha.
Que tal definir a melhor estratégia para o seu negócio? Com o aumento das lojas virtuais e influenciadores digitais, o Marketing Digital passa a ser uma das grandes tendências para o ano de 2021. Faça parte dessa transformação digital também!