Quanto a sua marca vale no mercado?

Se a sua empresa ainda é recente no mercado, há uma chance de ser um pouco mais difícil ter uma resposta na ponta da língua para a pergunta do título. No entanto, somos bombardeados a todo momento com dados sobre marcas que valem bilhões de dólares ou reais. Apenas 5 minutos no LinkedIn e você certamente verá pelo menos 5 posts com essa informação.

Quem não gostaria de ser lembrado facilmente pelos clientes? Quem não gostaria de conquistar a autoridade, credibilidade e influência no mercado? E, de bônus, vai me dizer que você não gostaria de ter a fidelidade do seu cliente? Esse é o poder do Brand Equity.

Ainda confuso? Continue a leitura para entender o que é e como gerar Brandy Equity para a sua marca. Vamos lá?!

 

O que é Brand Equity?

Em tradução livre, brand equity é a “equidade da marca”. Ou seja, a forma como a marca é vista pelo público, o valor atribuído por eles e a força que a marca possui.

Tendemos a associar um objeto ou nome a um benefício ou valor, seja positivo ou negativo. Quando vemos, por exemplo, um celular com o logo da Apple - a boa e tradicional maçã mordida -, é pouco provável que você vá questionar a qualidade do produto. Afinal, é da Apple! Quais as chances de ser ruim quando outros já aprovaram?

E que tal um pouco de café? Pagar mais do que 2 reais no café do “Zé” pode não ser muito motivador, mas você certamente já deve ter comprado ao menos um café especial em um copo decorado e com seu nome escrito a caneta por R$7 a R$10 reais, no Starbucks.

Mas o que poderia dar errado com o meu café no Starbucks se foi comprado na maior rede de cafeterias do mundo e houve uma aprovação social da experiência?

Sim, o nome da marca agrega valor ao produto. Por consequência, quanto melhor o branding, maior será o brand equity.

 

Diferença entre Valor de Marca e Receita

É muito comum as pessoas acreditarem que as marcas ganham aquilo que elas valem. No entanto, é preciso entender que há diferença entre o valor da marca e a receita que ela ganha, que tendem a ser quantias diferentes.

Ainda utilizando o exemplo da Apple: em 2020, a Forbes identificou a Apple como a empresa mais valiosa do mundo, valendo US $205,5 bilhões. Já a receita - o quanto realmente entrou no caixa -, foi de US $265,8 bilhões.

Quanto ao Facebook - a 5ª marca da lista - tem valor de US $70,3 bilhões, mas a sua receita alcançou somente US $49,7 bilhões no ano de 2020.

O valor da marca (brand equity) varia de acordo com o grau de satisfação do cliente e agregam valor ao seu produto ou serviço, enquanto a receita está ligada ao quanto o público paga pelos produtos ou serviços - já com o valor da marca embutido.

 

Como gerar Brand Equity?

Como explicamos no começo do artigo, um branding de qualidade gera brand equity.

As ações de branding não são apenas estratégias de marketing digital, mas um conjunto amplo de ações que estão alinhadas com a missão, visão e os valores da marca, como:

 

Definir a Identidade Visual

Pensar em identidade visual é definir a personalidade da sua marca através de elementos gráficos e visuais.

Como será o meu logo? Qual a paleta de cores que vamos usar? Quais as fontes e o padrão visual dos meus posts ou materiais de divulgação? Essa padronização define a identidade da marca.

 

Planejar o Ponto de Venda

Também ligado a identidade visual, pensar na apresentação do ponto de venda também é importante. Isso envolve desde a faixada até o atendimento da loja, válido tanto para lojas físicas quanto para e-commerces.

Qual a experiência que quero trazer ao meu cliente? Quais sentidos quero explorar? Como:

Posicionamento

Assumir o posicionamento também constrói a personalidade da marca. Tendemos a nos lembrar mais das empresas envolvidas em causas sociais ou mais interativas, por exemplo. Qual a cultura da minha empresa? Como eu me comunico? Onde eu estou participando? Como as pessoas enxergam a minha marca? Essas são algumas das perguntas a serem respondidas para direcionar as estratégias de Brand Equity. 

 

Você já começou a pensar em uma estratégia que gere valor para a sua marca? Quais resultados você já conquistou? Se esse texto foi útil para você, deixe seu comentário e conta pra gente um pouco da sua experiência.

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