Se lhe perguntassem a definição de site profissional, o que você diria?
Se essa pergunta fosse feita há alguns anos, é muito provável que você responderia que sites são apenas espaços na internet para encontrar informações sobre uma empresa. Hoje, a definição e as funções de um site se tornaram muito mais amplas.
Além de apresentar a empresa, um site profissional tornou-se um forte mediador dos negócios. Nele, conseguimos encontrar produtos, serviços, curiosidades institucionais e conteúdos, uma das grandes tendências da nova geração.
Qual a importância de um site profissional? Quais informações são indispensáveis? Como criar o seu próprio site profissional? Aprenda tudo sobre a criação de sites profissionais em nosso Guia Definitivo. Vamos lá?
Qual a importância de um Site Profissional?
O mercado conta com diferentes alternativas para promoção de uma marca, seja pelos meios tradicionais, com banners e esquemas de panfletagem; ou pelos meios digitais, como Facebook, Instagram e Youtube.
Apesar da grande quantidade de aplicativos e redes sociais, se o consumidor procura um conteúdo específico, ele vai recorrer ao maior buscador virtual que existe - o Google. É aí que o jogo muda.
Aparecer em uma pesquisa do Google, seja por tráfego orgânico ou tráfego pago, demonstra autoridade da marca, entrega credibilidade ao público e aumentam as chances de obter resultados mais satisfatórios, por isso é um recurso tão almejado pelos especialistas em SEO - Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Buscas. Seu site profissional é a maior ferramenta da sua estratégia de marketing.
O que deve conter em seu Site Profissional?
Existem elementos importantes e que devem ser considerados antes mesmo de criar o site, pois são essenciais para o funcionamento.
O Domínio do Site
Ter um domínio significa ser dono de uma URL personalizada, capaz de direcionar o público ao seu site. No caso da Ellos Design, por exemplo, o domínio escolhido foi: www.ellosdesign.com.br.
Há também aqueles que utilizam apenas o .com, .gov (sites governamentais), .uk (indicador de nacionalidade - Reino Unido -, equivalente ao .br), entre outros. Algumas empresas chegam a considerar o uso de mais de um domínio, tanto para diversificar as formas de acesso ao site quanto para diferenciar seus produtos. Cada alternativa é planejada estrategicamente.
A Hospedagem do Site
Já o servidor de hospedagem - ou host - é o local onde o seu site é armazenado. Dizemos site pois o servidor realmente é capaz de armazenar tudo o que existe nele, como conteúdo, vídeos, fotos etc.
O CMS
Por último, temos o CMS - Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. É por meio desse sistema que você fará a gestão de todo o conteúdo que existe e que será publicado dentro do seu site, desde as informações básicas sobre a empresa até artigos que encontraremos em seu blog.
Já pensou no objetivo do seu Site?
Por conta das grandes oportunidades que um site profissional pode oferecer, muitos se empolgam com a ideia e se jogam de cabeça nesse mar de possibilidades. Mas você já sabe qual será o objetivo do seu site?
Existem 5 perguntas que você deve responder antes de criar o seu site:
- O que pretendo alcançar com meu site?
- Qual o tipo de linguagem e identidade que eu quero assumir para a minha marca?
- Quem são meus potenciais clientes e o que eles podem esperar do meu conteúdo?
- Quais as melhores estratégias para o meu site?
- Como posso criar o meu próprio site?
Hoje, existem diferentes formas de criar um site sem quebrar a cabeça com os códigos utilizados por desenvolvedores. Muitas empresas já disponibilizam templates prontos, basta mudar as informações e colocar o site no ar.
Entretanto, a grande desvantagem desse recurso é que existe limitação de layouts e recursos disponíveis em seu site profissional, sendo necessário recorrer a extensões que encarecem o projeto. Assim, é comum ver empresas procurando a ajuda de um especialista na criação de sites, como a Ellos Design, que já tem mais de 8 anos de experiência.
Conseguiu entender a importância do seu site para a estratégia de marketing da sua empresa? Chegou a hora de colocar em prática. Fale agora com nossos especialistas, crie um site mais atrativo, personalizado e capaz de alcançar novos clientes.
Autora: Quezia Barbosa