Veja porque pensar em Experiência do Usuário vai beneficiar seu Ecommerce

O termo Experiência do Usuário está em alta nos últimos anos, principalmente quando falamos em comércios eletrônicos.

Nós encontramos de tudo na internet e com uma facilidade tão grande que seria quase impossível imaginar esse cenário há alguns anos. Seja lá qual for o produto que você esteja procurando, desde cadernos, celulares e roupas, até produtos raros, veículos e imóveis, você certamente encontrará um site para te ajudar.

E o fator “geolocalização” também já é coisa do passado. Enquanto você compra com uma empresa no centro da sua cidade, pode fazer negócios com uma loja desconhecida em outro continente.

Com tantas alternativas, o cliente pode migrar entre um site e outro com muita agilidade. Na verdade, estudos do Searchmetrics estimam que o tempo médio de permanência em sites localizados na primeira página do Google é de 3 minutos e 10 segundos, isso se o conteúdo for realmente atrativo.

Essa variedade de ofertas foi deixando o cliente mais seletivo, forçando empresas a buscarem novas formas de atrair e reter a atenção do cliente dentro do site. A resposta para esse novo desafio está no UX - User Experience.

 

Conheça a Experiência do Usuário

A Experiência do Usuário abrange todas as interações de uma pessoa com determinada marca ou produto. Ela pode estar relacionada à experiência com a interface, jornada de compra do consumidor e até a própria experiência de compra.

Quando mergulhamos melhor no assunto, vemos que o termo foi usado pela primeira vez nos anos 90 por Donald Norman, psicólogo cognitivo e especialista em usabilidade. Na época ele foi contratado pela Apple e o objetivo você já deve imaginar - melhorar a experiência do consumidor com os produtos da empresa de tecnologia.

As teorias de Norman foram aperfeiçoadas com o tempo, até que chegamos aos 3 níveis do UX:

 

Interação única: é quando o usuário entra no seu site para realizar uma tarefa bem específica, interagindo somente com a máquina - também conhecida como Interface do Usuário (UI).

 

Jornada: um pouco mais ampla, abrange o conjunto de interações do usuário com o site ou aplicativo até que a compra seja finalizada.

 

Relacionamento: esse nível é o mais complexo e envolve qualquer interação e ponto de contato entre cliente e a marca, passando por todos os estágios do funil.

 

Princípios da Experiência do Usuário no E-commerce

Os três níveis são importantes em qualquer modelo de negócios, dominá-los faz parte do cenário ideal, mas dentro do e-commerce, é comum que os dois primeiros níveis - interação única e jornada de compra - se destaquem mais.

Ao criar uma loja virtual, precisamos considerar 3 fatores básicos e fundamentais:

 

  • Funcionalidade: seu site deve ser funcional e cada sessão deve cumprir os objetivos básicos, o propósito para o qual foram criadas.
  • Usabilidade: o site também deve ser intuitivo, fácil de entender e de usar.
  • Prazer: os elementos de design, como botões, fontes, processos, etc. devem contribuir com o prazer do usuário ao acessar a página.

 

Cada um desses princípios devem estar presentes e bem trabalhados do início ao fim da jornada do consumidor, em cada ponto de contato com a sua marca.

 

Mas qual a vantagem de pensar em UX para E-commerce?

Essa é uma ótima pergunta! Se você já entendeu o que é a Experiência do Usuário mas não sabe como ele interfere na sua loja virtual, vai se empolgar depois de conhecer as vantagens de oferecer uma boa experiência aos seus clientes.

 

Chame a Atenção do Usuário

Em primeiro lugar, pensar em experiência é importante para despertar o interesse do consumidor. Como já mencionamos, a atenção do seu cliente é disputada, ele pode sair do seu site após olhar a página por poucos segundos por muitas razões, por isso é importante pensar em um layout que o satisfaça da melhor forma possível.

 

Melhore a Estratégia de SEO

Trabalhar com um e-commerce focado em experiência de usuário também melhora o posicionamento em mecanismos de busca e o alcance com tráfego orgânico. Isso porque o site é criado pensando em velocidade, em busca por imagens, busca geolocalizada e outras informações importantes para a estratégia de SEO.

 

Recomendações Personalizadas

Com apoio de Inteligência Artificial, é possível acompanhar o comportamento do usuário dentro da página e descobrir o que ele busca, criando recomendações personalizadas com base nas preferências, indicando produtos específicos e aumentando as chances de experiência positiva com sua loja.

Essa é uma estratégia muito útil para clientes que ainda não sabem o que querem, uma ótima solução para melhorar a experiência deste usuário.

 

Muito mais vendas

E o resultado de todo esse esforço na experiência do seu cliente é o aumento da taxa de conversão, o maior objetivo de quem tem um negócio online.

Um site intuitivo, bem estruturado e moderno interfere positivamente na experiência, influencia a jornada de compra, aumenta o desejo e reflete na compra do produto final.

 

Crie seu site pensando no seu cliente

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios de ter um site pensado para atender as necessidades e satisfazer a experiência do seu cliente.

E não para por aí, tem muito mais vantagens em ter uma loja virtual moderna, intuitiva e funcional, e nós podemos te apresentar a esse novo universo.

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