Algoritmos das Redes Sociais: use a seu favor!

 

Por trás de uma publicação com bom engajamento nas redes sociais, existe muito estudo e matemática que contribui para entregar o conteúdo ao público.

 

Os algoritmos das redes sociais são verdadeiros enigmas para muitos, mas entender como funcionam pode transformar a maneira como você se engaja online.

O que são Algoritmos das Redes Sociais?

Os algoritmos são conjuntos de fórmulas matemáticas que as plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn, usam para determinar quais conteúdos serão mostrados aos usuários.

 

Apesar dos algoritmos se adaptarem ao comportamento do consumidor, eles não são uma forma de inteligência artificial. São regras que analisam uma variedade de fatores, como engajamento, relevância do conteúdo, interações recentes ou assuntos em alta, para priorizar posts em um feed.

 

Ainda que o algoritmo mude constantemente, aprender a criar um bom relacionamento com ele contribui para o crescimento da sua marca e mantém seu perfil relevante.

Por que o Algoritmo muda frequentemente?

As redes sociais existem para promover o relacionamento entre as pessoas. Mas se o conteúdo recebido não for relevante para os usuários, não existe razão para usar as redes sociais.

 

O segundo fator que deve ser considerado é que o comportamento e interesse das pessoas mudam à medida que crescem, sempre que aprendem coisas novas e descobrem novos interesses, ou quando surgem novidades no mercado. Tudo isso faz com que as regras do jogo mudem a qualquer momento.

Como o algoritmo afeta o Marketing nas Redes Sociais?

As inovações são sempre bem-vindas no mercado digital, pois estimulam a audiência e evitam que as redes tropecem no vale da monotonia.

 

A tendência é que as redes sociais se adaptem para atender às demandas do público. Isso ficou evidente com a inovação das mensagens temporárias do Snapchat em 2015 e o ‘boom’ do TikTok em 2020, soluções que inspiraram a criação do Story e Reel do Instagram, e Shorts do YouTube.

 

Como foi dito anteriormente, as mudanças nos comportamentos e interesses dos usuários influenciam diretamente as decisões dos algoritmos. Para os profissionais de marketing digital, isso pode significar tanto a ampliação de recursos para se comunicar com a audiência quanto a necessidade de repensar estratégias para manter um bom engajamento.

Dicas para Trabalhar com o Algoritmo

Adapte sua Estratégia ao Canal

Cada rede social tem seu próprio algoritmo. O Instagram, por exemplo, usa critérios diferentes em cada seção do site - Feed, Story, Reels e Explore.

 

Além disso, nem todo formato de conteúdo se comporta da mesma forma em todos os canais. Conteúdo estático, informativo e profissional tendem a ser bem-vindos no LinkedIn. Imagens naturais e sobre estilo de vida desempenham melhor no Feed do Instagram. Já os conteúdos virais, performam com sucesso no Tik Tok, YouTube e Reels do Instagram.

 

Não tenha medo de entregar o ouro imediatamente, com uma chamada apelativa e atraente, pois você precisa fisgar a atenção dos usuários rapidamente.

Acompanhe os Indicadores e Resultados

Comentários, curtidas, compartilhamentos e tempo de visualização são alguns dos indicadores que ajudam a entender o interesse da sua audiência e aumentar a visibilidade do seu conteúdo.

 

Nada de fazer uma publicação e sair de cena, viu?! Aplique boas práticas de Marketing Digital, como analisar as métricas de engajamento e KPI, comparar o desempenho das últimas semanas e fazer testes estratégicos visando aumentar o engajamento.

Foco nas Novidades

Dependendo da rede social escolhida, o algoritmo pode priorizar conteúdos sobre assuntos mais falados no momento, com maior chance de viralizar. Aproveite esse timing para aumentar resultados de marketing e gerar engajamento na sua rede.

Faça do algoritmo o seu melhor amigo

Como você leu até aqui, os algoritmos das redes sociais podem parecer intimidadores, mas entender e aplicá-los corretamente pode ser extremamente vantajoso para aumentar o engajamento da sua marca nas redes sociais.


Você também pode melhorar suas estratégias nas redes sociais e aumentar vendas criando conteúdo de qualidade e cheio de valor para os seus seguidores. Converse com a nossa equipe e crie uma estratégia sólida para o seu negócio.

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